sexta-feira, 30 de abril de 2010

Gestão Escolar e Orientação Educacional



Estou disponibilizando esses artigos, publicados na revista Gestão Escolar, que abordam aspectos relevantes do cotidiano do Orientador Educacional.



Atividades colaborativas melhoram o aprendizado individual e coletivo
Artigo de Catarina Iavelberg sobre como as atividades coletivas levam à melhoria da aprendizagem individual e dos grupos.

Hora do recreio: as lições do intervalo

Artigo de Catarina Iavelberg sobre como observar as relações entre os alunos nos intervalos das aulas.

Artigo de Catarina Iavelberg sobre o papel do orientador educacional.


Artigo de Fernando Colli sobre inclusão

É imprescindível que tenhamos um bom planejamento do nosso trabalho, reservando momentos para estudos, pois o aprimoramento profissional dentro do ambiente de trabalho, através da formação em serviço, é um eficiente instrumento para a melhoria do ensino.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tecnologias na educação

Estou participando do Curso "Ensinando e Aprendendo com as TICs". Para divulgar e socializar as experiências e estudos sobre as Tecnologias na Educação, criei um blog com o material do curso. É um material riquíssimo, com vídeos, slides, sugestões de sites interessantes e textos sobre o tema. Estarei constantemente postando novos materiais. Clique no link do e-proinfo ao lado.

Visite-o sempre!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Interação entre Orientadores Educacionais


Que bom, já começaram a acontecer algumas publicações nos blogs!Acredito que aos pouco dominaremos este instrumento e o aperfeiçoaremos, intensificando nossa interação e comunicação.
Gostaria de instigar uma discussão e troca de experiências através do texto:
“Reflexões sobre os bimestres e o conselho de classe...”
Estou aguardando, nos dias 19 a 29 de abril de 2010, no blog, contribuições de todos sobre o texto, a partir dos seguintes questionamentos: sua participação e contribuição como Orientador no primeiro conselho de classe, encaminhamento do trabalho do SOE a partir das dificuldades discutidas, decisões tomadas no conselho de classe e relato de experiências.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Orientação Educacional em Ação

Este é o título do blog do Orientador Educacional da Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida, Edvan do Prado Soares. Vale a pena visitar. Lá vão encontrar interessantes publicações sobre o trabalho realizado pelo SOE, como:

· SOE e a formação de lideranças na escola;
· SOE e o Projeto Político Pedagógico da Escola;
· SOE e os paradigmas contemporâneos.

Com certeza são publicações que enriquecerão nossa rede de comunicação, interação, divulgação e socialização de experiências.
Valeu, Edvan!
Obs: Aproveite a oportunidade e participe fazendo o seu comentário.