segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

AGRADECIMENTOS


" Uma ponte por onde transitassem os sonhos (...), o movimento incessante de seus desejos, o ir e vir de suas dúvidas, o vaivém do aprendizado em constante algaravia. "

João Anzanello Carrascoza


A tarefa do Orientador Educacional comprometido com a mudança é imensa e seu aprendizado deve ser constante. Sua função consiste na educação permanente dos educandos e educadores, além de atuar como mediador entre a família e a escola. Dessa forma, não pode jamais se manter fora do processo de constante crescimento.

E com o intuito de contribuir com a construção coletiva do conhecimento em seus mais diversos âmbitos, foi criado no dia 08 de fevereiro de 2010, como um espaço de diálogo, troca e partilha de conhecimentos, o blog de Orientação Educacional da Diretoria Regional de Ensino de Colinas. Através do mesmo foi possível criar uma rede de comunicação, interação, estudo, divulgação e socialização de experiências em Orientação Educacional, proporcionando de forma ágil e democrática a participação e interação de todos e a formação permanente, continuada e em serviço do Orientador Educacional. Formação esta, necessária e prevista na Instrução Normativa Nº006, de 17 de janeiro de 2005, que a aborda da seguinte forma:


Art. 5º Compete, ainda, ao Orientador Educacional as seguintes atribuições:

(...)

VIII – realizar estudos e pesquisas na área da Orientação Educacional.


Dessa forma, o uso do blog tornou possível assessorar o trabalho dos orientadores Educacionais das Unidades Escolares através da publicação quinzenal de material pertinente à função do Orientador Educacional na escola, além de proporcionar a realização de intercâmbio entre os Orientadores Educacionais para socialização das atividades realizadas.

Só uma Orientação atuante e contextualizada poderá contribuir para a criação de uma escola em que se pensa, em que se atua, em que se tenha consciência de que pode transformar a sociedade e que todos os envolvidos no processo educativo sejam protagonistas na construção do conhecimento e de uma sociedade mais justa, mais humana e mais solidária.

Portanto, agradeço a todos que junto conosco têm contribuído para a construção de uma Orientação Educacional mais atuante e contextualizada e tem tornado este espaço, através de suas experiências, seus textos, seus comentários e acessos, um verdadeiro ambiente de confiança, de respeito às diferenças, de partilha, de diálogo, de solidariedade, de crescimento e de parceria. Que possamos em 2011 dar continuidade a essa amizade, que para mim tem sido motivo de grande alegria e aprendizado.

Um comentário:

  1. Gostei deste blog, nós orientadores poderíamos trocar muitas figurinhas num espaço como este. Com certeza voltarei a visitá-lo com o consentimento é claro da sua autora.

    Um abraço fraternal.

    ResponderExcluir